Thursday 30 May 2013

O Sol É Para Todos - Harper Lee

Quando tinha uns 20 anos comecei a ler O Sol É Para Todos. Abandonei lá pela página 50 , achando que seria apenas um livro moralista e piegas sobre racismo . E talvez fosse mesmo, sob o meu olhar de então. Talvez não conseguisse mesmo ultrapassar a camada aparentemente simples da história.

O Desafio Literário 2013 me deu mais uma chance. O tema deste mês é 'Livros citados em filmes', e O Sol É Para Todos é um livros sugeridos. Não vi o filme no qual é citado, e nem me lembro do nome do filme. O livro, no  entanto ficará na minha memória por muito tempo.

Como seria possível não me encantar com Scout, Jem e Dill e a sua trajetória rumo ao conhecimento. As três crianças deparam-se com situações nas quais é necessário perder a inocência e compreender que existe o bem e o mal, e que muitas vezes as suas fantasias são apenas explicações para o desconhecido.

Harper Lee nos transporta para a cidadezinha do Alabama e e nos sentimos parte da vizinhança. Passamos a conhecer de perto os vizinhos da família Finch . Torcemos e sofremos juntos.

O título em inglês é "To Kill a Mockingbird", e o pássaro do título simboliza os seres frágeis que são destruídos pelo mal. Há vários Mockingbirds no livro e estes são esmagados por um sociedade que condena a inocência e as diferenças. Apesar de o livro oferecer um final razoavelmente feliz, pois as crianças conseguem ver a existência do bem onde menos esperavam, Harper Lee não inocenta os moradors de Maycomb já que eles descriminam , sem piedade, os seus Mockingbirds. E como uma das vizinhas diz para Scout :"Matar um Mockingbird é um pecado, pois o seu único papel no mundo é cantar sem parar" .

Recomendo a leitura e agora quero assistir ao filme com Gregory Peck.

Nota:10

1 comment:

  1. Olá, Agnete! Você ganhou o brinde de maio do Desafio literário. Envie o seu nome e endereço para o email desafioliterario[arroba]gmail[ponto]com

    Abraços
    Vivi
    DL 2013

    ReplyDelete